Caminhada marca Dia contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em Custódia

terça-feira, maio 19, 2015

Custódia realizou nesta segunda-feira (18) uma grande caminhada pelas ruas da cidade para dá um grito contra o abuso e a exploração sexual das crianças e dos adolescentes. 

Participaram do evento a comunidade escolar da rede pública municipal.

A Prefeitura Municipal de Custódia, através da Secretaria de Assistência Social, na pessoa da secretária Margarete Ferreira, o Centro de Referência Especializado em Assistência Social - Creas e o Conselho Tutelar, aderiram à campanha nacional “Faça Bonito”, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção e do enfrentamento do problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.

A campanha tem o slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” e tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação com a causa junto à sociedade.

O evento aconteceu à tarde, desde cedo que os participantes se aglomeravam em frente à sede da Secretaria de Assistência Social - próximo a Tambaú - de lá, todos saíram pela Avenida Inocêncio Lima, numa caminhada não comemorativa, mas de advertência para que todos possam abrir os olhos e juntos combater essa violência.

Educadores participaram, com faixas e cartazes, todos deram sua parcela de contribuição para defender a criança de qualquer que seja o abuso.

Alunos com faixas e cartazes passavam mensagem de alerta para que a cada dia seus direitos sejam garantidos.

Durante a caminhada, crianças, adultos e idosos, marchavam ao som da Banda Musical Mauro César dando uma lição de amor a todos os menores vítimas desses crimes e assim pediram maior atenção e união para combater essa violência. 

O prefeito Luiz Carlos, por motivo de agenda não pôde comparecer a caminhada, mas deixou sua mensagem: “O Governo do Novo Tempo vem dando uma grande importância na preservação dos direitos, não só das crianças e dos adolescentes, mas também de todos aqueles que são perseguidos, marginalizados ou explorados a exemplo dos idosos e das mulheres. Convoco a todos para lutar contra esse mal do abuso e exploração sexual que rouba a infância de nossos filhos”.

Na Praça Padre Leão, muitos dos presentes usaram o microfone para alertar sobre os cuidados a serem tomados para coibir a prática abusiva contra criança e adolescente.

O ato terminou com apresentações da Banda Musical Mauro César, Balé do Peti, Grupo de Danças do Serviço de Convivência e Grupo de JiuJitsu da Academia AC Nova União. Para finalizar com chave de ouro houve sorteio de presentes para criançada.

A Secretária de Ação Social, Margarete Ferreira, agradeceu a todos os parceiros que deram sua contribuição para a grande caminhada.

A Campanha

O dia 18 de maio foi escolhido como data nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, porque em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, foi vítima de um crime que chocou o país. Ela tinha apenas oito anos de idade quando foi sequestrada, estuprada e morta. O seu corpo, desfigurado por ácido, apareceu em uma movimentada Rua de Vitória, Espírito Santo. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes busca manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças.

ASCOM/PMC
-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.