Horário de verão acaba no domingo; economia de energia foi de 0,5%

sexta-feira, fevereiro 20, 2015


    O horário de verão está chegando ao fim. Os brasileiros que vivem nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul devem atrasar seus relógios em uma hora à 0h deste domingo (22) –na virada do sábado para o domingo.

    No total, o horário de verão foi responsável pela redução de 0,5% no consumo total de energia no país, informou o Ministério de Minas e Energia, em balanço preliminar.

    Essa economia foi o equivalente ao consumo mensal das cidades de Brasília (195 Mwmed), nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, e de Florianópolis (55 MWmed), no Sul.

    O governo avaliou a possibilidade de ampliar o horário diferenciado este ano, em função da estiagem que tem afetado o nível dos reservatórios das hidrelétricas. Acabou decidindo manter o tempo estabelecido em lei.

    O horário deve terminar no terceiro domingo de fevereiro. Como neste ano a data coincidiu com o Carnaval, o horário durou uma semana a mais.
   

    ECONOMIA

    O horário de verão tem o intuito de melhor aproveitamento da luz do sol e de reduzir a demanda por energia elétrica - e o carregamento dos sistemas de transmissão - durante o período de ponta de carga (das 18h às 21h).

    No Sudeste e Centro-Oeste, houve uma redução na demanda de energia no horário de ponta de 1.970 MW, o equivalente ao dobro da demanda de Brasília. No Sul, a redução da demanda no horário de ponta foi de 625 MW, informou o governo.

    O ministério estima ainda que tenha havido um ganho de armazenamento de energia nas hidrelétricas de 0,4% no Sudeste e Centro-Oeste, e de 1,1% no Sul.

    Ao anunciar o início deste horário de verão, o governo afirmou que ele representaria uma economia menor do que a do ano passado, por causa da estiagem e o consequente acionamento mais intensivo de termelétricas.

    O governo ainda não divulgou a economia feita com a redução do uso de térmicas, o que deve fazer na próxima semana. Em outubro do ano passado, estimava ser de R$ 278 milhões.

    No horário de verão anterior, a economia feita com a redução da compra de energia de térmicas foi da ordem de R$ 405 milhões.

   

   

-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.