Cidades Digitais será apresentado em seminário sobre apoio tecnológico aos municípios

segunda-feira, dezembro 08, 2014

Objetivo do programa é oferecer condições para que os municípios possam utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis


O uso da tecnologia para modernizar a gestão dos municípios e, consequentemente, melhorar a qualidade dos serviços prestados à população é o foco do web seminário "Apoio Tecnológico aos Municípios", que será realizado no próximo dia 9 de dezembro, em Brasília.

Além de conhecer diversos aplicativos e ferramentas que já estão disponíveis, os participantes do evento terão a oportunidade de conhecer melhor o programa Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações.

Criado em 2012, ele consiste na construção de uma rede de fibras ópticas para conectar órgãos públicos dos municípios, na capacitação de servidores públicos e disponibilização de aplicativos para modernizar a gestão e o acesso a serviços públicos. Ou seja, o objetivo principal do projeto é oferecer todas as condições para que os municípios possam utilizar da melhor maneira todas as ferramentas tecnológicas disponíveis.

As cidades que recebem essa estrutura são selecionadas por meio de edital. Em 2012, o Ministério das Comunicações abriu a primeira seleção para o projeto-piloto, em que 80 municípios foram contemplados. Em 2013, o Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, selecionando 262 municípios com população de até 50 mil habitantes.

Parceria

Em setembro deste ano, o Ministério das Comunicações e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), assinaram um contrato estabelecendo que os aplicativos de gestão municipal do programa Cidades Digitais ficarão armazenados na nuvem do Serpro. A parceria garante a hospedagem segura dos dados, sem custo para os municípios.

Orçado em R$ 14 milhões, esse contrato garante que as 80 prefeituras que integram o projeto-piloto possam armazenar, sem ônus, além do seu portal, outros cinco aplicativos desenvolvidos para melhorar a administração municipal, nas áreas de gestão escolar, gestão financeira e tributária, saúde, marcação de consultas e informação ao cidadão.

Como participar do seminário:

O evento será transmitido pela internet no site www.portalfederativo.gov.br. Para interagir com os palestrantes enviando perguntas e sugestões é preciso se cadastrar no site www.participa.br e entrar na comunidade "municipiotec".

Também será possível interagir pelas redes sociais utilizando a hashtag #municipiotec. Aos que preferem acompanhar presencialmente, a participação é aberta.

Após o evento, a comunidade “municipiotec” continuará como repositório de boas práticas e informações sobre soluções tecnológicas para as administrações municipais.


Fonte: Ministério das Comunicações com Subchefia de Assuntos Federativos-SRI/PR

-- CURTA E COMPARTILHE --

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.